Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade
ACEITAR E FECHAR

Plataforma digital revoluciona coleta de dados em campo

23 jul, 2024

A ferramenta estará exposta no XVI Encontro Técnico do Algodão, em Cuiabá

Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação MT

A precisão e a rapidez na tomada de decisões são fundamentais para o sucesso dos
hashtagprodutores que buscam maximizar eficiência e resultados no planejamento da hashtagsafra. Reforçando seus serviços especializados, a Fundação MT desenvolveu a FMT iD, uma hashtagplataforma hashtagdigital com uma série de ferramentas técnicas na palma da sua mão.

Inovador, o sistema digital é composto por uma plataforma Web e um aplicativo que trabalham dados do campo nas lavouras em tempo real e em um sistema unificado. Durante a condução da safra, com o FMT iD o produtor consegue monitorar e mapear o campo na parte de pragas, doenças, solos, e plantas daninhas. Além disso, fazer recomendações técnicas para cada etapa do processo da lavoura, gerenciando a equipe e otimizando tempo para maior produtividade.

Coordenador de projetos hashtagagrícolas da Fundação MT, Lucas Rauen destaca que o hashtagaplicativo foi criado, especificamente, para revolucionar a maneira com que os produtores utilizam dados coletados no campo para otimizar suas operações e ajudar nas tomadas de decisões.

“As tomadas de decisões podem ser compartilhadas, ganhando tempo e agilidade ao tratar problemas graves diagnosticados, gerando informações em tempo real armazenadas em um único lugar. Estamos entusiasmados em ver como este avanço tecnológico pode ajudar os produtores a enfrentar os desafios agrícolas com confiança e eficácia", acrescenta.

Entre os principais recursos estão os seguintes:

• Monitoramento de campo, com foco em doenças, pragas e daninhas e com a possibilidade de mapear e relatar outros problemas encontrados;
• Comunicação em tempo real permitindo inserir fotos, áudios e vídeos e visibilidade georreferenciada do que ocorre no campo;
• Relatórios em formato de mapas classificados conforme a ocorrência inserida, auxiliando nas tomadas de decisão;
• Possibilidade de realizar recomendações, seja no escritório ou no campo, trazendo agilidade na solução do problema e entregando diretamente a demanda a quem irá executar;
• Criar rotinas agendadas de atividades a serem desenvolvidas no campo, seja monitoramento, mapeamento, coletas ou uma aplicação;
• Visualizar mapas de elementos de fertilidade do solo, trazendo comparativos entre eles;
• Acessar imagens de satélite atualizadas e antigas, junto com mapas de Índices de Vegetação.

“A usabilidade do aplicativo é ampla, a fim de monitorar e coletar dados de qualquer região que esteja coerente com os parâmetros dos serviços: amostragem de solo, recomendação de corretivos e fertilizantes e monitoramento de campo”, destacou o coordenador.

A plataforma vai estar presente no XVI Encontro Técnico do Algodão, realizado nos dias 31 de julho a 2 de agosto, em Cuiabá. Durante os três dias de evento, os participantes irão conhecer o FMT iD e as funcionalidades avançadas de registro e análise.