Tradição e Inovação na Pecuária Moderna é o tema do 3º Encontro Técnico da Pecuária, em Rondonópolis

29 ago, 2024

Com credibilidade em eventos técnicos, Fundação MT realiza evento para beneficiar todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina

Crop Agrocomunicação | Assessoria Fundação MT

Mato Grosso, líder na produção de carne bovina no Brasil, se prepara para mais um grande evento dos setores científico e pecuário. No dia 19 de setembro, Rondonópolis será palco do 3º Encontro Técnico da Pecuária da Fundação Mato Grosso, um evento que reúne tradição e inovação para impulsionar ainda mais a agropecuária do Centro-Oeste brasileiro.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Mato Grosso responde por 317,46 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) destinadas ao mercado externo, se tornando um dos principais exportadores de carne bovina do Brasil. Segundo o relatório do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o número de animais abatidos no estado aumentou 25,86% no primeiro semestre de 2024, no comparativo com o ano anterior, assim o estado mato-grossense consolida a sua posição como o maior produtor do país de carne sustentável e de qualidade com uma participação de 18% no ranking. Essa liderança é resultado de um conjunto de fatores, como a melhoria das áreas de produção, a adoção de tecnologias modernas e a qualidade do rebanho, que se tornou mais produtivo.

Sob o lema "Tradição e Inovação na Pecuária Moderna", o evento que será realizado na  Associação dos Amigos da Fundação MT (AMI) das 8h às 18h, reunirá pecuaristas, produtores, pesquisadores, técnicos e demais profissionais do setor para discutir os desafios e as perspectivas da cadeia produtiva da carne bovina no Brasil, com um foco especial no setor mato-grossense.

Doutor em zootecnia e pesquisador de Pecuária de Corte da Fundação MT, Thiago Trento, comenta que o 3º Encontro Técnico da Pecuária tem objetivo de analisar e disseminar informações técnicas e imparciais sobre a pecuária brasileira, com painéis abordando temas como dinâmicas de mercado, integração lavoura-pecuária, e manejo sustentável de pastagens. Além de promover reflexões, práticas eficientes no campo e um planejamento estratégico para a rotina do pecuarista.

A meta é fortalecer o setor pecuário de maneira sustentável e direcionada, unificando a análise, reflexão e disseminação de conhecimento técnico, com ênfase nas particularidades regionais do Mato Grosso. Durante o evento, serão apresentadas palestras expositivas, onde os palestrantes abordarão temas específicos. Após cada painel, haverá uma mesa de debate, permitindo que os participantes façam perguntas e compartilhem suas percepções sobre os temas discutidos”.

Inscrições Abertas

As inscrições para o 3º Encontro Técnico da Pecuária já estão abertas e podem ser realizadas através do site da Fundação Mato Grosso www.fundacaomt.com.br. Mais informações pelo contato (66) 9-9647-9027.

FMT tem tradição em realizar eventos técnicos

Com credibilidade nas pesquisas e imparcialidade nas informações, a Fundação Mato Grosso desenvolve a cada ano mais confiança na realização de eventos técnicos e se destaca com diálogos atualizados nas áreas de soja, algodão e pecuária.

Em maio, foi realizado o Encontro Técnico da Soja, evento que está no calendário da instituição há 24 anos. Além disso, foi finalizado em agosto de 2024, o XVI Encontro Técnico de Algodão, que reuniu técnicos, pesquisadores e profissionais da área para que se atualizassem sobre o tema.

Para conhecer os principais assuntos e resultados divulgados nos eventos técnicos, todos os conteúdos estão disponíveis no site da Fundação MT www.fundacaomt.com.br.  O aplicativo da FMT, também traz as informações na palma da mão com acesso aos  conteúdos de pesquisa sobre: Biológicos, Entomologia, Fitopalogia, Fitotecnia, Matologia, Mecanização Agrícola e Variabilidade Espacial, Nematologia, Solos e Sistemas de Produção. Para baixar no celular é muito fácil, basta acessar http://fundacaomt.com.br/app.