Milho e algodão: Dia de campo apresentará dados de pesquisas realizadas à campo

23 abr, 2024

A temporada de segunda safra é um momento importante para a atividade agrícola, marcada por desafios e oportunidades únicas. E para trazer as últimas novidades e avanços nas culturas de algodão e milho de segunda safra, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) preparou um dia de imersão para mostrar diversos experimentos e oportunizar o debate, a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas.

Conduzido por pesquisadores da instituição, o "Fundação MT em Campo 2ª Safra” chega com informações mais recentes, inovações e descobertas no cultivo de milho e algodão.

O primeiro circuito do dia de campo acontecerá em Sorriso-MT, no dia 24 de abril, das 7h às 17h.  As atividades serão realizadas no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD NORTE) instalado na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, do Grupo Bavaresco. As inscrições devem ser realizadas no site da Fundação MT.

Voltado para produtores rurais, agrônomos, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agrícola, o objetivo é apresentar os resultados das pesquisas mais recentes da Fundação MT, além de demonstrar novas tecnologias e inovações para o cultivo das culturas da segunda safra.

"O propósito é realizar a difusão de conhecimento técnico, imparcial e de qualidade apresentando o posicionamento da Fundação MT sobre os resultados de pesquisas recentes. Além disso, proporcionar aos participantes uma experiência única de aprendizado e interação no campo", destacou o gestor da área Comercial e Marketing, Luís Carlos Oliveira.

Programação

Em novo formato, as atividades serão divididas em duas partes distintas, ambas com foco nas principais soluções para o cultivo e manejo das culturas do milho e do algodão.

No Circuito do Conhecimento de Híbridos e cultivares de algodão os participantes terão a oportunidade de explorar diversos assuntos técnicos ligados aos materiais genéticos.

Também no Circuito do Conhecimento, a pesquisadora da Fundação MT, Daniela Dalla Costa e empresas parceiras irão conduzir duas estações técnicas, a vitrine de híbridos de milho e a vitrine de cultivares de algodão. Essas vitrines oferecerão uma visão mais abrangente dos híbridos de milho e cultivares de algodão para segunda safra mais promissores. Esta seção permitirá aos produtores conhecerem de perto as características e desempenho dos diferentes híbridos   e diferentes cultivares, auxiliando na tomada de decisão para suas futuras safras.

Complementando o Circuito do Conhecimento também abordaremos a susceptibilidade de híbridos de milho às lagartas e sugadores e será apresentada pela pesquisadora da instituição, Lúcia Vivan. Esse é um tema muito esperado em razão dos principais problemas com relação às pragas durante a safra.

Nas estações técnicas de conhecimento, os temas apresentados pelos pesquisadores da Fundação MT serão: os programas de fungicidas no controle de doenças foliares na cultura do milho, pesquisador João Ascari; seletividade de herbicidas à cultura do milho, pesquisador Lucas Barcellos; posicionamento de fungicidas no manejo de doenças em diferentes cultivares de algodão, pesquisadora Mônica Müller.

"Destacamos que o evento contará com visitas guiadas a todas as estações técnicas a campo, onde os participantes poderão aprofundar-se ainda mais e visualizar na prática as temáticas abordadas, proporcionando uma experiência enriquecedora e interativa", ressaltou o gestor de marketing comercial, Luís Carlos Oliveira.

Inscrições

A Fundação MT em Campo 2ª Safra está com as inscrições abertas, através do site www.fundacaomt.com.br , elas são importantes para garantir a participação. Durante o evento, serão servidos café de boas-vindas e almoço.

A segunda rodada do evento irá acontecer em Sapezal-MT, nos dias 05 e 06 de junho, no CAD OESTE. Dentro da programação, será realizada uma palestra na tenda central sobre “Relatos e discussão – Bifurcação na cultura do algodão”. Esse assunto será abordado pela pesquisadora da área de entomologia da Fundação MT, Dra. Lucia Vivan, pela pesquisadora da área de Nematologia Rosangela Silva e contará também com a participação de Márcio Souza do IMAmt.