loader
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade
ACEITAR E FECHAR

Manejo do Pastejo: Como intensificar a baixo custo?

10 out, 2022

O manejo de pastagem nunca foi uma prática muito habitual entre os pecuaristas, mas nos últimos tempos, isso tem mudado. O aumento de áreas degradadas aliada ao avanço e pressão das lavouras, obrigou muitos criadores de gado a serem mais eficientes em suas áreas para não ficarem pelo caminho. Com esse cenário, cuidar do pasto virou prioridade, afinal, tratá-lo como uma cultura, é a maneira mais econômica e rentável de garantir alimento de qualidade aos animais.

Em sua essência, o manejo de pastagem é conjunto de ações realizadas pelo homem nos componentes produtivos sem prejudicar o meio ambiente. Entre essas ações podemos citar: correção e adubação do solo, suplementação estratégica, controle de invasoras, pragas e doenças e irrigação.

De acordo com a zootecnista, Camila Fernandes Domingues Duarte, do Gepasto – UFR (Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragicultura e Suplementação a Pasto) de Rondonópolis/MT, um dos pontos importantes a se atentar quando busca-se uma intensificação a baixo custo é a adubação. “Ao adubar, consequentemente o criador vai melhorar a produção da forragem, garantindo maior taxa de lotação por hectare, o que aumentará o desempenho e resultará em mais ganhos financeiros”, diz.

Detalhes importantes

Um eficiente manejo do pastejo, tem entre seus objetivos garantir a lucratividade do sistema produtivo e manter a perenidade e a produtividade da planta forrageira e do animal.  Para isso algumas dicas são importantes:

1 - Excesso de capim é similar a alimento vencido;

2 - Pasto rapado é mesa vazia - Não ultrapassar a altura mínima do capim, pois além de plantas daninhas, quando vedado não volta, seca mais rápido e não absorve nutriente;

3 - Controle a altura do pasto ao longo do ano.

De acordo com a zootecnista, o manejo do pasto através da altura ainda é um dilema para os pecuaristas gerando muitas dúvidas.  “O produtor sabe a altura que tem que manejar, mas muitas vezes não consegue por isso em prática. Então, o grande desafio é como ele vai aplicar essa altura do pastejo na propriedade. Entre as opções há a possibilidade de uso da régua, ou ainda a marcação no poste da cerca”, destaca.

Ainda segundo a especialista, um dos segredos para o pecuarista ser ainda mais eficiente é ele entender que a planta responde conforme a gente trata ela. “A pastagem, além de nutrientes, ela precisa ser respeitada quanto a quantidade de folhas residuais, capacidade de suporte, cuidados com sua manutenção, entre outros detalhes”, finaliza Camila.


Acompanhe as pesquisas da área, pelo nosso aplicativo, site, ou entre em contato com nosso Pesquisador da área Thiago Trento.

image close