Desafios e oportunidades para soja marcaram encontro técnico da cultura

29 mai, 2024

Desafios e oportunidades para soja marcaram encontro técnico da cultura

Evento da Fundação MT promoveu conhecimento e troca de informações entre os participantes

Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação MT

O XXIV Encontro Técnico de Soja 2024 foi um sucesso, com a participação de mais de 600 pessoas (presencial e online), de 15 estados diferentes. Promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), a edição deste ano debateu os desafios do ciclo anterior e trouxe as últimas novidades em pesquisa e tecnologia para a cultura da soja, com foco na safra 2024/2025.

Realizado em Cuiabá-MT, entre os dias 14 e 17 de maio, o Encontro Técnico de Soja trouxe os mais exatos resultados vistos na última safra e as projeções sobre a próxima temporada. Além disso, foi uma oportunidade para demonstrar como a Fundação MT contribui para o crescimento e desenvolvimento da agricultura mato-grossense.

“Esta edição foi marcada por uma safra que foi muito desafiadora do ponto de vista climático, mas também de outros fatores relacionados à proteção do cultivo. O Encontro Técnico foi um momento em que as pessoas puderam abordar todos os aspectos que influenciaram, positivamente ou não, a qualidade da safra do agricultor neste ano", avaliou o Head de Pesquisa e Operações da Fundação MT, Bruno de Conti.

O evento reuniu produtores, técnicos, agrônomos, pesquisadores e representantes do agronegócio.  Produtor rural na cidade de Luís Eduardo Magalhães -BA, Severo Amorelli de Figueiredo Filho ressaltou que a tradição do evento e a pujança de Mato Grosso em tecnologias o atrai para participar de todas as edições.

"Os problemas com as doenças da soja apresentadas no Encontro são muito peculiares e são os mesmos enfrentados lá no meu estado, claro com um menor grau em relação a Mato Grosso.  É uma oportunidade de aprender sobre e levar as soluções apresentadas pelos pesquisadores. E ainda, o encontro consegue reunir a ciência e a prática, com temas que agregam e nos ajudam nas tomadas de soluções", pontuou.

Para Jorge Luiz Grings, que é produtor de Canarana, na região do Vale do Araguaia, participar do encontro é uma forma de se reciclar com novas informações e orientações para programar as próximas atividades na lavoura.

"Eu sempre participo em busca de inovação em termos de pesquisas, que são um norte para nós produtores. Nem sempre o que fizemos nas safras anteriores iremos aplicar na próxima, então as pesquisas são extremamente importantes porque se adequam e melhoram em cima de resultados. Todo o conhecimento que eu agrego no encontro eu aplico cerca de 90% na minha propriedade", afirmou.

Conhecimentos

O Encontro Técnico apresentou dez painéis com os principais assuntos relacionados à cultura da soja, desde as movimentações de mercado até estratégias de manejo em campo. Entre os temas de destaques estão: relatos de produtores sobre a safra em diferentes regiões de Mato Grosso, doenças, biológicos, plantas daninhas, fitotecnia, clima, solos, nematóides e logística.

Os painéis uniram as informações do campo com as abordagens e explicações técnicas. Novidade nesta edição, o tema sobre logística encerrou a programação.

O Gerente de Relações Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, destacou a importância do setor produtivo também conhecer os investimentos que estão sendo feitos para levar a soja para destinação comercial. Verardino apresentou o projeto transformacional da Rumo em Mato Grosso.

"São mais de 700 Km de novos trilhos, que aproximarão a ferrovia do coração da produção, trazendo mais competitividade para o nosso agro, reduzindo custos e emissões ao longo da cadeia logística. Acredito que encorajei o produtor a continuar investindo em tecnologias novas, em máquinas, ao saber que o Estado e o privado estão se preocupando em capacitar os sistemas logísticos para poder escoar essa produção com mais facilidade, num preço melhor que vai gerar mais rentabilidade para o produtor", afirmou.