Qual o impacto na uniformidade de profundidade de semeadura da soja e a utilização de sementes com altíssimo vigor no desenvolvimento e na produtividade da soja?

12 mai, 2021

Na safra de soja 2019/2020 e sobretudo 2020/2021, principalmente em regiões próximas à Sorriso-MT, foi observada a ocorrência do apodrecimento atípico de vagens.

Os sintomas mais característicos, de escurecimento interno da vagem e de grãos, tornaram-se visíveis nos estádios finais de enchimento de grãos, ao redor de R5.4 e R5.5. A Fundação MT, na busca do melhor entendimento dos principais aspectos deste apodrecimento de vagens e, em atenção aos anseios dos produtores, mais uma vez, vem cumprir sua missão de oferecer informações técnicas sobre as possíveis causas e interações para a manifestação do problema.

O estudo vem sendo conduzido em conjunto com profissionais da área técnica e outras instituições de pesquisa.

Comunicado Técnico Completo. https://fundacaomt.com.br/files/downloads/Trabalho_Tec_de_Vagens.pdf