Fitopatologia e Biológicos

A Fitopatologia realiza mais de 200 ensaios a campo a cada safra nos CADs da Fundação MT, que contam com diferentes cenários de doenças tanto na soja, quanto no milho e algodão. Os ensaios são realizados a fim de encontrar estratégias de manejo e tecnologias que venham a contribuir com o sistema de produção, refletindo em maior controle de doenças. Para aprimorar ainda mais a nossa interação e a troca de conhecimento, oferecemos rodadas técnicas dentro das nossas estações de pesquisa e até mesmo na sua propriedade, palestras e treinamentos de diferentes temas relacionados à área de doenças de plantas.

O setor de Biológicos tem por objetivo realizar pesquisas agronômicas que envolvam a utilização de produtos biológicos, seja para o controle de pragas, doenças ou nematoides, bem como indutores de resistência e promotores de crescimento de plantas, e suas interações dentro de diferentes sistemas produtivos.

imagem do pesquisador da área

Karla Kudlawiec

Pesquisadora Trainee

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2016) com participação no programa de iniciação tecnológica (PIBIT- CNPq) em Fitopatologia (2013-2014). Foi bolsista TT2 FAPESP (2016-2018) no laboratório de insetos vetores de fitopatógenos (ESALQ/USP). Mestre em Ciência - Área de concentração: Entomologia (2021) (ESALQ/USP) com mestrado sanduíche (out/2019 – mar/2020) no Instituto de Ciencias Agrarias ICA-CSIC, Madri- Espanha, Departamento de Proteção Vegetal (Bolsista FAPESP). Tem experiência na área de proteção de plantas e manejo fitossanitário de doenças transmitidas por insetos vetores.

imagem do pesquisador da área

Mônica Müller

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma e mestre em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, doutora em Proteção de Plantas pela Universidade Federal do Paraná com parte dos seus estudos e experiência profissional na Alemanha pela empresa BASF SE. Dedicou mais de seis anos de atividades voltadas para o controle de doenças da cultura da soja a campo, e estudos laboratoriais com ênfase em resistência de patógenos aos fungicidas.

Contrate com a Fundação MT

image close