Entomologia

Dentro da área de Entomologia, as interações podem ser através de pesquisa para manejo de praga no sistema de produção soja, milho e algodão, como também estudos específicos de controle para cada espécie de praga e a cultura relacionada. Temos avaliação de eficácia de inseticidas biológicos e químicos para pragas, como também extratos de plantas com efeito inseticida. Estudos de tolerância da soja mosca-branca, e também, relação de híbridos de milho para lagarta Spodoptera. Temos um laboratório de criação de insetos que viabilizam trabalhos em casa-de-vegetação e laboratório, e possíveis infestações artificiais no campo. Você também pode contratar palestras presencial ou online para manejo integrado de insetos dentro de sistema de produção, entre outros temas. Além disso, treinamentos de identificação de insetos, amostragem de população à campo dentro das diferentes culturas para sua equipe.

imagem do pesquisador da área

Lúcia Vivan

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Mestre em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999). Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2004). Pós-doutorado em Entomologia pela ESALQ (2010). Atualmente é pesquisadora da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioecologia das principais pragas de ocorrência no cerrado, manejo integrado de pragas em soja, milho e algodão, pragas de solo, ecologia de insetos em culturas transgênicas, controle biológico

imagem do pesquisador da área

Mariana Ortega

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Mestre (2014-2016) e Doutora (2016-2020) em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Escola de Agronomia-UFG, área de concentração Fitossanidade, com ênfase em Entomologia. Tem experiência com biologia e ecologia de insetos, manejo integrado das principais pragas de ocorrência nas culturas soja, milho, algodão e tomate na região Centro-Oeste. Atualmente é Pesquisadora na área de Entomologia da Fundação MT, atuando principalmente no manejo integrado de pragas nos sistemas de produção soja-milho e soja-algodão.

Contrate com a Fundação MT

image close